quinta-feira, 16 de junho de 2011

LIVRO: Ame o que é seu


Category:Books
Genre: Literature & Fiction
Author:Emily Giffin

Sinopse: Esta é uma história para quem algum dia já se perguntou: Como amar de verdade a pessoa que está comigo, se não consigo esquecer alguém que ficou no passado? O casamento de Ellen e Andy não parece perfeito, ele é perfeito. São inegáveis a profundidade da devoção mútua e o quanto um desperta o melhor no outro. Mas por obra do destino, certa tarde, Ellen revê Leo pela primeira vez em oito anos. Leo, o que revelou o pior nela. Leo, o que partiu seu coração sem se explicar. Leo, o que ela não conseguiu esquecer. Quando o reaparecimento dele desperta sentimentos há muito adormecidos, Ellen se põe a questionar se sua vida atual é de fato como ela queria que fosse.

*******

O que faz você sentir saudades do passado? E lembrar de um grande amor que acabou? Isso costuma acontecer quando a vida não vai bem e nada dá certo. Nesses momentos, o pensamento retrocede para nos levar de volta a um momento de felicidade ideal, apagando tudo de ruim e triste. E você se pergunta, ou melhor, tem certeza, de que a vida teria sido muito melhor com aquele antigo amor.

Acontece que nesse livro a história é outra. Ellen está muito bem com Andy, seu marido perfeito, vivendo em lua-de-mel. Rica, bem-sucedida, feliz de verdade e plenamente satisfeita com tudo que escolheu. Até que seus olhos cruzam com os olhos de seu ex-namorado Leo numa esquina de um dia comum.

Profundamente abalada, ela resolve encarar como coincidência e deixar de lado. Mas, inocentemente, os dois começam uma troca de mensagens, querendo recuperar a amizade. Mas, será que eles conseguem ser só amigos? E não sobrou nada daquele tempo? Então, tudo que era certo passa a ser dúvida. E o que era ótimo e perfeito, de repente, poderia ser melhor. Leo foi o seu homem ideal, que a completava em todos os sentidos. Mas, agora ela está casada, e resta a alternativa de uma relação de amigos. Dividida, ela ama o marido, mas, acha quase impossível recusar uma nova oportunidade com Leo. Qual deles é sua verdadeira alma gêmea? Será que ela vai conseguir tomar a melhor decisão?

Eu gostei muito do livro. Tem um toque reflexivo, que leva a pensar. A dúvida está sempre rondando. A "possibilidade-do-que-poderia-ter-sido" é terrível. Correndo o risco de perder-se em devaneios, a mente divaga em hipóteses que sempre parecem mais atraentes. O que está ao lado, o que já é seu, para o bem ou para o mal, é sempre desvalorizado por, simplesmente, parecer previsível e seguro.

Ellen tem tudo isso a ponderar. E a autora retrata muito bem o dilema, apresentando uma história focada na personagem feminina, nos seus sentimentos e nas suas reflexões. Recomendo a leitura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário