UMA NÉVOA DE OUTONO O AR RARO VELA

Uma névoa de Outono o ar raro vela,
Cores de meia-cor pairam no céu.
O que indistintamente se revela,
Árvores, casas, montes, nada é meu.

Sim, vejo-o, e pela vista sou seu dono.
Sim, sinto-o eu pelo coração, o como.
Mas entre mim e ver há um grande sono.
De sentir é só a janela a que eu assomo.

Amanhã, se estiver um dia igual,
Mas se for outro, porque é amanhã,
Terei outra verdade, universal,
E será como esta [...]

(Autor: Fernando Pessoa)

  

  

 

 


 

domingo, 16 de outubro de 2011

Novena à Santa Teresa de Ávila



Oração inicial para todos os dias

Oh!dulcíssimo, amantíssimo e reverendíssimo Jesus Cristo, Pai de todas as misericórdias: aqui me tens rendido a vossos pés para manifestar-vos que vos amo sobre todas as coisas e com o pesar de ter-vos ofendido, e vos suplico de todo Coração me perdoeis minhas culpas e pecados; vos suplico também peçais a vossa queridíssima Mãe, Maria Santíssima, me conceda a graça para fazer a esta novena em honra de vossa seráfica e predileta filha Santa Teresa. 

Rezar a continuação a Oração do dia que corresponda: 

Primeiro Dia

Oração
 
Oh! Amada em Jesus Cristo e de sua querida Mãe. Gloriosíssima Santa Teresa de Jesus!, inspirada por Deus para reformar a Sagrada ordem do Carmo, fostes espelho de castidade e pureza abrasada no amor de Deus, por que não me haveis de conseguir a graça de imitar-vos até a morte?
Aqui me tens prostrado a vossos divinos pés desejando que concedas a mim essa celestial sabedoria que vos fez predileta para Jesus Cristo e sua divina Mãe, Maria Santíssima. Eu vos dedico esta novena para honra e glória vossa e bem de minha alma. Amém.
Terminar todos os dias com três Pai-Nossos, Ave-Maria e Glórias a Santíssima Trindade e fazer o pedido que se deseja obter por meio desta novena.

Segundo Dia

Oração
 
Aqui me tens Oh! Deus meu! a mim, vil escravo da terra, cego pelo caminho da perdição, que não tendo em conta o que padecestes por toda as criaturas, sofrendo vossa sacratíssima Paixão e morte por todos os pecadores, dai-me, Senhor, essa luz divina que me inspire em vossa bondade e misericórdia infinita, para que seja digno de alcançar a bem-aventurança, como a alcançou a seráfica e gloriosa virgem Santa Teresa de Jesus. Amém.

Terceiro Dia

Oração
Oh! meu bom Jesus, Deus e Senhor de todo a crição; eu vos adoro e vos amo de todo coração com arrependimento sincero de todas as minhas culpas e pecados. Por que meu Deus e Senhor, não haveis de abrasar meu coração como a vossa amada esposa Santa Teresa de Jesus? Comunicai-me, Senhor, essa chama celestial que limpe minha alma de toda culpa, para que seja digno de alcançar a glória que tanto desejo. Amém.

Quarto Dia

Oração
 
Te saúdo resplandecente lírio da beleza e sossegada primavera, Virgem Sagrada, divina esposa de Jesus Cristo que merecestes os dons celestiais e a predileção de Maria Santíssima dando ao mundo exemplos de virtude e de ternura, pelo que merecestes ser acumulada dos dons celestiais.
Suplico-te oh Santa Teresa de Jesus me comuniqueis a graça do Eterno que vos merecestes para ser admitida no seio dos céus, para ter a honra de acompanhar-vos na mansão dos justos. Amém.

Quinto Dia

Oração
 
Oh! minha amada Santa Teresa de Jesus; eu vos escolho como ajuda piedosa, Mãe de minha fraqueza, de minhas atenções e necessidades; eu me entrego em vossos braços, cheio de arrependimento de todos os meus pecados, para que me cubrais com vosso hábito seráfico como a um filho vosso, para que me consoleis com vossa graça pedindo a vosso Esposo, Jesus Cristo, e a sua puríssima Mãe por este mortal que deseja de todo Coração participar da glória reservada as almas justas. Amém.

Sexto Dia

Oração
 
Divina Santa Teresa de Jesus; aqui me tens submisso e arrependido de todos os meus pecados, pedindo-vos a proteção de Jesus e de sua divina Mãe, Maria Santíssima, para que por sua intercessão me concedais três coisas: a primeira, que tenhais misericórdia de mim por meus muitos pecados cometidos; segunda, graça para servir-vos cumprindo os Mandamentos de Deus e não cair em pecado mortal, e a terceira, que me socorrais no trance crítico da morte para morrer em vossa santa graça, que rogueis por mim vos peço a Nosso Senhor Jesus Cristo e a Santíssima Virgem Maria. Amém.

Sétimo Dia

Oração
 
Oh!Deus misericordioso e clemente! cujo espírito de bondade manifestais aos mortais quanto mais pecadores se manifestam. Sois, pois, pastor das ovelhas desgarridas que com vossa infinita bondade e misericórdia as dirigis ao redil da bem-aventurança.
Vos peço, meu bom Jesus, infiltreis em mim esse espírito divino para que eu me arrependa de todos os pecados cometidos durante minha vida; seja eu tão feliz merecendo a graça que prodigasteis a Santa Teresa de Jesus, a fazendo esposa vossa e que mereça os dons que recebeu de vossa querida Mãe para adorar-vos, abençoar-vos e estar na glória para sempre. Amém.

Oitavo Dia

Oração
 
Senhor meu Jesus Cristo: eu vos adoro e vos amo de todo Coração e quisera participar das dores de vossa Paixão e morte que sofrestes por nós os pecadores: passe por mim também o amargo cálice de tantos padecimentos, já que marchastes ao sacrifício de vossa Paixão e morte, leve eu essa cruz ao calvário de minhas culpas como os dignastes favorecer a Santa Teresa de Jesus, para que minha alma fique purificada e possa alcançar a glória que tens reservada aos que vos servem. Amém.

Nono Dia

Oração
 
Deus e Senhor de todo a criação: quão grata é a vossa diviníssima misericórdia aos abandonam esta miserável vida e vão participar da eterna bem-aventurança! concedei-me, Senhor, a mim essa virtude com que favorecestes a Santa Teresa de Jesus que por suas muitas virtudes dando a ela uma morte feliz, cuja alma voou ao céu em forma de branca pomba onde a esperavam para celebrar seu triunfo milhares de coros de virgens, anjos, arcanjos e serafins.
Te suplico, oh! Santa Teresa de Jesus, que peçais por mim a vosso esposo, Nosso Senhor Jesus Cristo e a sua bendita Mãe, Maria Santíssima, me conceda uma boa morte e que vá a eterna glória. Amém. 

(Fonte: www.oracoes.info)

Nenhum comentário: