UMA NÉVOA DE OUTONO O AR RARO VELA

Uma névoa de Outono o ar raro vela,
Cores de meia-cor pairam no céu.
O que indistintamente se revela,
Árvores, casas, montes, nada é meu.

Sim, vejo-o, e pela vista sou seu dono.
Sim, sinto-o eu pelo coração, o como.
Mas entre mim e ver há um grande sono.
De sentir é só a janela a que eu assomo.

Amanhã, se estiver um dia igual,
Mas se for outro, porque é amanhã,
Terei outra verdade, universal,
E será como esta [...]

(Autor: Fernando Pessoa)

  

  

 

 


 

sábado, 15 de outubro de 2011

LIVRO: A Rosa Rebelde


Category:Books
Genre: Literature & Fiction
Author:Janet Paisley

Sinopse: Numa época em que a guerra civil dividia a nação, Anne acreditou que podia bater-se com os melhores guerreiros. Pela espada. Por convicção. Por paixão. A Rosa Rebelde conta-nos a fascinante e turbulenta história de uma notável figura histórica, Lady MacIntosh, que ficou conhecida como coronela Anne. Foi uma heroína das Terras Altas da Escócia, uma encantadora rebelde, uma Braveheart que arriscou tudo, incluindo a sua vida, por amor ao seu país e ao seu rei. Fruto de uma cuidada investigação histórica, e com notável mestria, Janet Paisley criou uma extraordinária história de amor, conflito, lealdade e traição que se lê compulsivamente. Uma sensual aventura histórica, repleta de emoção, protagonizada por uma heroína apaixonada e irresistível.

*******

A escritora para escrever este maravilhoso romance, fez uma pesquisa histórica muito profunda e deste modo criou personagens bem fundamentadas e levou o leitor por uma viagem alucinante pelas terras da Escócia.

Este livro além de ser uma história muito apaixonante, dá-nos a conhecer o povo da Escócia, os seus costumes a sua maneira de viver e formas de pensar que na minha opinião ainda se afasta muito daquilo que muitos países por esse mundo fora pensam. É retratado um período da história da Escócia muito conturbado, período este que se vivia a guerra civil britânica.

Este conhecimento transmitido pela escritora deixou-me admirada e não esperava que houvesse costumes destes no século XVIII na Escócia em relação às mulheres.

É apresentado ao leitor Anne filha de um chefe, uma jovem apaixonada pelo seu clã e pelo seu povo acima de tudo. É uma jovem mulher de beleza rara e com uma personalidade bastante forte que vai perseguir os seus sonhos e certezas até não poder mais. Conhece Anneas McIntosh, casa-se com ele e mais tarde vai viver com ele e com o seu clã, mas nunca perde o carinho especial que sente pelo seu amigo de infância Alexander MacGilivray.

Para proteger o seu clã Anneas é forçado a se juntar as tropas inimigas e Anne revoltada com a atitude do marido que nem o conselho dela lhe pediu, toma as rédeas do seu clã e dos clãs vizinhos e parte pela luta da liberdade. Aqui o leitor encontrará vários sentimentos contraditórios e pensará muitas vezes como consegue uma jovem lutar contra o seu marido? Mas ao longo do livro a escritora dá-nos a conhecer várias facetas desta personagem maravilhosa que apesar de ser uma lutadora nunca deixa o seu lado feminino de parte e, acima de tudo, nunca afasta o amor intempestivo e poderoso que sente pelo seu marido que se encontra longe dela…

Encontramos de tudo um pouco ao longo do livro e o amor e a amizade são postos em causa várias vezes através das várias personagens que se encontra ao longo da história.

Uma das coisas que mais me surpreendeu em alguns momentos foi a descrição nua e crua de cenas de guerra, cenas chocantes que me deixaram perplexa e nauseada. Irão encontrar muita tristeza, pobreza e doença, mas encontrarão também amor, paixão, amizade, confiança e perseverança.

Excelente livro! Não esperava que fosse tão intenso, mas foi de uma maneira surpreendente e arrebatadora!

Nenhum comentário: