UMA NÉVOA DE OUTONO O AR RARO VELA

Uma névoa de Outono o ar raro vela,
Cores de meia-cor pairam no céu.
O que indistintamente se revela,
Árvores, casas, montes, nada é meu.

Sim, vejo-o, e pela vista sou seu dono.
Sim, sinto-o eu pelo coração, o como.
Mas entre mim e ver há um grande sono.
De sentir é só a janela a que eu assomo.

Amanhã, se estiver um dia igual,
Mas se for outro, porque é amanhã,
Terei outra verdade, universal,
E será como esta [...]

(Autor: Fernando Pessoa)

  

  

 

 


 

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

LIVRO: Orgulho e Preconceito - Título original: Pride and Prejudice


Category:Books
Genre: Literature & Fiction
Author:Jane Austen - Tradução: Nuno Castro

Sinopse: Elizabeth Bennet, uma das cinco filhas de uma família da classe média rural, conhece Fitzwilliam Darcy, membro da alta sociedade mas de um orgulho desmesurado. As tensões aparecem rapidamente, alterando sensivelmente o idílico e pacífico mundo rural inglês, que se revela como uma sociedade rígida em que abundam os preconceitos e na qual nem tudo é aquilo que parece. Neste romance de formação, os protagonistas devem madurar e aprender dos seus erros para poderem encarar o futuro, superando o orgulho de classe de Darcy e os preconceitos de Elizabeth.

*******

ELIZABETH Bennet é a jovem heroína desse romance, e é pelos olhos dela que nós vemos o desenrolar da trama. De uma família da burguesia rural, Elizabeth é a segunda filha de cinco meninas, filhas de um gentleman excêntrico e uma mãe tola, caprichosa e pouco inteligente. Elizabeth é uma jovem de 20 anos, inteligente e viva. Não era impulsiva, mas era vaidosa de sua sagacidade, o que a levou a julgar precipitadamente e se enganar em suas primeiras impressões.

Ela é a personagem central, ao lado do senhor Darcy, que faz seu par amoroso na trama. O senhor Darcy é um rapaz de 28 anos, muito rico e dono de uma enorme propriedade chamada Pemberley, em Derbyshire. Solteiro, é cobiçado por muitas famílias, mas por ser muito reservado e retido, a sociedade o toma por um homem orgulhoso e mesquinho, inclusive a própria Elizabeth, que aparentemente tinha um resultado infalível ao analisar o caráter da pessoa.

Há orgulho e preconceito por parte de Elizabeth e Darcy. Durante a relação conflituosa dos dois, Darcy acaba se apaixonando pela moça, e apesar de todos os obstáculos que aquela relação possuía, decide propor-lhe casamento. Elizabeth recusa, guiada pelo seu julgamento que acreditava ser o mais verdadeiro. Aos poucos, porém, o senhor Darcy vai demonstrando ser uma pessoa completamente diferente do que Elizabeth julgava, e dos sentimentos de culpa, vergonha e admiração que surgem na moça, ela finalmente se apaixona por Darcy e os dois se unem para enfrentar o preconceito daquela sociedade.

É uma novela onde a sociedade inglesa é minuciosamente estudada, com todos seus ridículos, vaidades e preconceito que separava os burgueses dos nobres. De um lado a sociedade burguesa do campo, com todos os seus tiques e ridículos, representados pelos Bennet e suas relações, de outro os nobres, arrogantes e ridículos ao seu modo, representados pelo senhor Darcy, o senhor Bingley e suas relações.

Neste livro, o orgulho e preconceito podem ser vistos dos dois lados da sociedade, mas como um típico romance romântico, o amor quebra as barreiras da sociedade para unir o casal de diferentes realidades.

Recomendo.

Relação entre os personagens criados por Jane Austen em Orgulho e Preconceito.

Nenhum comentário: