UMA NÉVOA DE OUTONO O AR RARO VELA

Uma névoa de Outono o ar raro vela,
Cores de meia-cor pairam no céu.
O que indistintamente se revela,
Árvores, casas, montes, nada é meu.

Sim, vejo-o, e pela vista sou seu dono.
Sim, sinto-o eu pelo coração, o como.
Mas entre mim e ver há um grande sono.
De sentir é só a janela a que eu assomo.

Amanhã, se estiver um dia igual,
Mas se for outro, porque é amanhã,
Terei outra verdade, universal,
E será como esta [...]

(Autor: Fernando Pessoa)

  

  

 

 


 

sábado, 15 de outubro de 2011

LIVRO: O Tempo Entre Costuras


Category:Books
Genre: Literature & Fiction
Author:María Dueñas

Sinopse: «O Tempo entre Costuras» é a história de Sira Quiroga, uma jovem modista empurrada pelo destino para um arriscado compromisso; sem aviso, os pespontos e alinhavos do seu ofício convertem-se na fachada para missões obscuras que a enleiam num mundo de glamour e paixões, riqueza e miséria ,mas também de vitórias e derrotas, de conspirações históricas e políticas, de espionagem.
Um romance de ritmo imparável, costurado de encontros e desencontros, que nos transporta, em descrições fiéis, pelos cenários de uma Madrid pró-Alemanha, dos enclaves de Tânger e Tetuán e de uma Lisboa cosmopolita repleta de oportunistas e refugiados sem rumo.

*******

É realmente um livro riquíssimo, com um enrêdo complexo e excitante, pleno de ação, intriga e algum romance. Fiquei admiradíssima por ser um primeiro livro desta autora. Afinal a forma como ela nos consegue levar de cenário em cenário é simplesmente fascinante.

É também um livro histórico, possibilitando ao leitor a percepção dos difíceis tempos vividos em Espanha durante a Guerra Civil até ao início da II Guerra Mundial.
De Madrid a Tanger e Tetuan (em Marrocos), regressando a Madrid, com mais tarde uma breve passagem por Lisboa, esta magnífica saga de Sira Quiroga é sem dúvida uma história apaixonante que não podem deixar de ler!

Nenhum comentário: