UMA NÉVOA DE OUTONO O AR RARO VELA

Uma névoa de Outono o ar raro vela,
Cores de meia-cor pairam no céu.
O que indistintamente se revela,
Árvores, casas, montes, nada é meu.

Sim, vejo-o, e pela vista sou seu dono.
Sim, sinto-o eu pelo coração, o como.
Mas entre mim e ver há um grande sono.
De sentir é só a janela a que eu assomo.

Amanhã, se estiver um dia igual,
Mas se for outro, porque é amanhã,
Terei outra verdade, universal,
E será como esta [...]

(Autor: Fernando Pessoa)

  

  

 

 


 

sábado, 15 de outubro de 2011

LIVRO: Darling Jim - O Lado Negro da Sedução


Category:Books
Genre: Literature & Fiction
Author:Christian Mørk

Sinopse: Darling Jim reúne thriller psicológico, suspense romântico, terror, lendas e contos de fadas num enrêdo coeso e fascinante. Tudo começa com o aparecimento dos cadáveres de duas irmãs e da tia de ambas, assassinadas numa casa de Malahide. O mistério que envolve a sinistra descoberta parece insolúvel, mas quando Niall, um jovem carteiro, descobre o diário de uma das irmãs e decide fazer uma investigação por conta própria, a verdade começa a vir à luz do dia. Uma história de amor trágica e um heroísmo dos tempos modernos parecem ter estado na origem dos crimes. Malicioso e irresistível, um romance que nos fala dos perigos de nos apaixonarmos pela pessoa errada.

*******

Darling Jim é caracterizado como sendo uma novela gótica de suspense e eu como leitora posso afirmar que o livro é isso tudo e muito mais. Nas páginas deste livro o leitor poderá se preparar para encontrar um pouco de tudo, ou seja, encontrará policial, drama, romance, ação, fantasia e, acima de tudo, muito suspense e adrenalina.

Dotado de uma escrita peculiar Christian Mørk faz com que o leitor mergulhe numa Irlanda gótica com personagens ricas e especiais que ao longo do livro prendem a atenção do leitor com os seus dramas pessoais e que seduzam-no numa espiral de acontecimentos que acabam por se descontrolar.

Tudo começa quando um carteiro avista através da ranhura de uma porta uma mulher morta e quando a polícia é chamada ao local descobrem um cenário macabro. São encontradas dentro da casa mais duas jovens mulheres que aparentam terem morrido à forme. Mais tarde vem-se a saber que estas são sobrinhas da mulher mais velha, a primeira que foi encontrada pelo carteiro.

Algum tempo mais tarde o jovem Niall, um carteiro substituto encontra no seu local de trabalho um diário de uma das jovens que morreu naquela casa sinistra. Não aguentando a curiosidade decide esconder o diário e levá-lo para casa para o ler na tentativa de encontrar alguma coisa que lhe diga o que de fato aconteceu naquela casa.

Embrenhado na leitura do diário o jovem Niall parte em busca de mais respostas…

Durante o enrêdo é mostrado aos leitores dois diários (pertencentes às irmãs que morreram na casa) e mostram como conhecem e apaixonam-se por um homem sedutor, Jim que aparece nas suas vidas. É também descrito todo o percurso que o jovem Niall percorreu para descobrir o que realmente se passou.

Nos diários das irmãs presenciamos um amor louco e obsessivo por um homem que mal conhecem e que acaba por se mostrar extremamente violento, estes diários são de fato arrepiantes, tenebrosos e mostram a violência física e psicológica que estas irmãs passarem nas mãos deste homem.

A juntar a isto é contado também uma lenda, uma lenda na qual o leitor acaba por associar as irmãs e esse homem misterioso. Lenda essa que tem como foco central os lobos.

Gostei banstante deste livro especialmente porque o escritor mostra o que uma pessoa pode fazer por um amor que se acaba tornando uma obsessão e que transforma não só a nossa vida, mas também a vida dos que nos rodeiam. E para quem ler este livro e pensar que isto nunca poderia acontecer, desenganem-se. Porque vemos verdadeiramente onde pode chegar alguém por um amor que se tornou mania e até onde os nossos comportamentos nos podem levar. Não se esqueçam que no fundo somos todos “animais” que respondem aos instintos mais básicos.

Recomendo.

Nenhum comentário: