UMA NÉVOA DE OUTONO O AR RARO VELA

Uma névoa de Outono o ar raro vela,
Cores de meia-cor pairam no céu.
O que indistintamente se revela,
Árvores, casas, montes, nada é meu.

Sim, vejo-o, e pela vista sou seu dono.
Sim, sinto-o eu pelo coração, o como.
Mas entre mim e ver há um grande sono.
De sentir é só a janela a que eu assomo.

Amanhã, se estiver um dia igual,
Mas se for outro, porque é amanhã,
Terei outra verdade, universal,
E será como esta [...]

(Autor: Fernando Pessoa)

  

  

 

 


 

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

LIVRO: Beni - Um Italiano em Moçambique


Category:Books
Genre: Literature & Fiction
Author:Mário Lopes

Sinopse: Após a independência de Moçambique dois jovens vêem-se obrigados a procurar refúgio em Portugal. Durante a escala em Roma, Match recordou-se, com saudade, de uma amigo italiano. Também em fuga, e na terra de Beni, Match reviveu a história atribulada do seu amigo, fascista convicto, militar de Mussolini que fora aprisionado pelos ingleses na Abissínia durante a II Grande Guerra e que, posteriormente, fora deslocado para um campo de concentração na Rodésia do Norte, actual Zâmbia. Conseguira fugir da reclusão num comboio de transporte de cobre e, movido por circunstâncias trágicas que o afetaram emocionalmente, afiançava nunca mais abandonar Moçambique. Rejeitou a pátria e granjeou uma adoração especial pela terra que o recebeu de braços abertos. Em 1975, mais de três décadas se tinham passado desde o auto-degredo de Beni. Enquanto Match e a namorada debandavam, o amigo italiano, ao contrário da maioria dos brancos moçambicanos, decidira permanecer na região que tanto idolatrava, na recente e revolucionária República Popular de Moçambique. Alguns anos depois de residir em Lisboa, Match obtém notícias de Beni. Uma história que finalmente é relatada, com rasgos de ficção,idêntica a milhares de outras, já esquecidas, das colônias portuguesas.

*******

Não fazia idéia o que esperar deste livro, mas oi uma surpresa muito agradável! Este livro conta a história apaixonante que tem como personagem principal, Beni, um jovem italiano carismático e apaixonado pela causa que defende.

Beni está disposto a fazer tudo por tudo pelo amor que sente à sua Pátria querida e assim parte para a guerra com a convicção que estão certos os seus ideais e que a vitória será certa. Infelizmente deixa para trás a sua jovem irmã e a sua jovem mulher que após um longo período sem qualquer notícia e com alguns sinais de que este poderia estar morto, refazem a sua vida. Mas quando Beni descobre o que aconteceu decide ficar em Moçambique porque não se sente capaz de enfrentar a família que deixou para trás.

Confesso que este não é o livro pelo qual me apaixonaria logo, mas tem uma história digna de ser lida. É contada com muita emoção e qualquer leitor se apaixonará por Beni.

É um livro que se lê muito rapidamente e tem uma escrita muito peculiar e agradável aos sentidos com todas as suas descrições. Encontrará também alguns fatos históricos, mas desengane-se o leitor que achar que será a parte chata do livro! Muito pelo contrário! É todo ele, um absorver de culturas.

Uma leitura muito agradável a qual aconselho!

Nenhum comentário: