UMA NÉVOA DE OUTONO O AR RARO VELA

Uma névoa de Outono o ar raro vela,
Cores de meia-cor pairam no céu.
O que indistintamente se revela,
Árvores, casas, montes, nada é meu.

Sim, vejo-o, e pela vista sou seu dono.
Sim, sinto-o eu pelo coração, o como.
Mas entre mim e ver há um grande sono.
De sentir é só a janela a que eu assomo.

Amanhã, se estiver um dia igual,
Mas se for outro, porque é amanhã,
Terei outra verdade, universal,
E será como esta [...]

(Autor: Fernando Pessoa)

  

  

 

 


 

sábado, 9 de janeiro de 2010

LIVRO: A Esposa Bórgia


Category: Books
Genre: Literature & Fiction
Author: Jeanne Kalogridis

Incesto, veneno, traição.
Três presentes de casamento para a A Esposa Bórgia


Sinopse: Itália, 1492. O Papa Alexandre VI é eleito, e assim começa o domínio sangrento da família Bórgia. Alexandre mata, suborna e trai para estabelecer sua dinastia. O rio Tibre amanhece a cada dia tomado por novos cadáveres. Sancha de Aragão, filha ilegítima do rei Afonso II de Nápoles, chega a Roma para se casar com o filho mais novo do pontífice, Jofre. A união protege Nápoles da cobiça do rei da França e garante o apoio da Espanha para os Bórgia.

A Roma das intrigas conspiratórias é bem diferente de sua cidade natal. A libertinagem da corte da nova família é notória, mas Sancha não será uma vítima inocente. Seu espírito indômito vai garantir a sobrevivência nesse ninho de cobras.

A vibrante Sancha de Aragão chega a Roma no final do século XV, recém-casada com um membro da temida dinastia dos Bórgia. Cercada pela opulência e pela corrupção política da cidade, ela faz amizade com a cunhada glamourosa e dissimulada Lucrécia, cujo ciúme é tão lendário quanto seu poder de sedução. Há quem afirme que Lucrécia envenenava suas rivais, particularmente aquelas a quem seu belo irmão, César, entregava seu coração. Assim, sucumbindo ao fascínio irresistível de César. Sancha tem que manter seu segredo escondido ou perder a vida. Presa na rede sinistra dos Bórgia, ela usa sua astúcia para derrotá-los em seu próprio jogo. Entremeando vividamente detalhes históricos e criação literária. A Esposa Bórgia é uma história instingante de conspiração, intrigas sexuais e lealdade.

*******

A sinopse acima descreve fielmente o livro A Esposa Bórgia. Li este livro fazendo algumas verificações sobre os fatos históricos narrados, e fiquei muito contente em confirmar que a autora, não distanciou-se dos fatos. E conseguiu magistralmente construir uma história entremeados de fatos verídicos com um intrigante romance.

Sancha de Aragão, a personagem que conta a sua história neste livro, é uma mulher leal e corajosa, que teve a infelicidade de se envolver com César Bórgia, um homem extremamente cruel. No início de sua juventude Sancha, procura uma vidente, e as revelações da mulher, a assombrarão até o último de seus dias:

"Súbito, empertigou-se, ainda segurando minha mão, e me fitou diretamente nos olhos.
- A maioria dos homens é predominantemente boa, ou predominantemente má, mas você tem dentro de si o poder de ambos. Quer falar-me de coisas insignificantes, de casamento e filhos. Falo-lhe agora de coisas muito maiores. É que em suas mãos está o destino de homens e nações. Essas armas que você tem dentro de si, o bem e o mal, deverão se ambas manejadas, e no momento oportuno, pois alterarão o curso dos acontecimentos.
Enquanto ela falava, fui tomada por imagens aterradoras: meu pai, sentado sozinho no escuro. O velho Fernando, sussurrando mos ouvidos ressequidos dos angevinos de seu museu, fitando-os nos olhos desprovidos de visão... e o rosto dele, sua forma, transformou-se e se converteu no meu. Vi-me na ponta dos pés, com a carne rija encostada no couro mumificado, sussurrando...
Pensei no instante em que havia ansiado por uma espada, para que pudesse cortar a garganta de meu pai. Eu não queria o poder. Temia o que viesse a fazer com ele.
- Jamais recorrerei ao mal! – protestei.
Houve um toque de aspereza na voz dela,

- Nesse caso, condenará à morte aqueles a quem mais ama".

Achei o livro excelente, e a vida de Sancha é fascinante: princesa bastarda, casada com o bastardo do Papa Alexandre VI, um marido fraco e submisso. Apaixonada por um homem sanguinário, e tendo que ser "amiga" de sua cunhada Lucrécia, uma mulher de temperamento sombrio e falso. E tendo que viver cercada por pessoas tão temerárias e não perder a doçura, o amor pelos seus, a tornou para mim, uma personagem muito especial.

Nenhum comentário: